16/07/2015

SERVOS

     


  Orgulhamo-nos em dizer que tudo o que temos é o resultado do nosso trabalho. Nosso pensar não é outro senão o bem-estar de cada dia. O cristão, porém, deve ter em mente que Deus lhe deu uma grande responsabilidade. No texto em pauta aprendemos que devemos ser servos na comunidade, pensando nos outros ao nosso redor, e que nada, na realidade, é nosso. Somos apenas servos. 

    O ensino de Paulo quando escreveu aos Filipenses é um dos textos mais difíceis de aplicar, pois ele diz que devemos considerar os outros superiores. Humanamente isso é uma impossibilidade. Pensar primeiro nos outros, considera-los superiores, parece brincadeira! Mas concentrar-se apenas em si mesmo e não pensar nos outros é naturalmente eliminá-los da nossa vida. É agir como Caim quando respondeu a Deus: “Sou eu o responsável por meu irmão?”(Gênesis 4:9) Ouvi um episódio contado por um médico que trabalhou no meio de pessoas muito pobres. Certa vez ele estava num restaurante tomando sua refeição, quando chegou um menino pedindo-lhe comida. O médico deu-lhe o seu prato. O menino saiu às pressas, com um sorriso largo, na direção da rua. Quando o médico saiu do restaurante viu aquele menino rodeado por outros sentados na calçada comendo a comida que ele lhe tinha dado. Do ponto de vista humano, o normal seria o menino comer sozinho a comida oferecida, mas ele desejou compartilhar com os seus amiguinhos. Serviu o que ganhara! 

   Para o cristão, servir na comunidade deveria ser natural. É assim que ele pode demonstrar o seu amor por Jesus. Esse amor é que nos motiva a dedicar atenção aos outros. Somos, sim,responsáveis por nossos irmãos. Somos cristãos porque Cristo deu sua vida por nós. Como não agir da mesma forma?

      Tudo o que temos é empréstimo de Deus - a devolver beneficiando o próximo.


Rádio TransMundial, João Fernandes Garcia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário